Palácio de Porto Côvo, espaço do museu/ Casa na Boavista
Palácio de Porto Côvo – A presença dominante do Palácio de Porto Côvo enquanto testemunho arquitectónico e a volúpia dos seus jardins foi condicionante para o desenho do novo espaço museológico da Companhia de Seguros Lusitânia, a erguer no interior do quarteirão existente. Uma intervenção deste género deveria impor uma linguagem coeva baseada na sobriedade e simplicidade dos elementos arquitectónicos, dando uma continuidade e profundidade ao jardim e simultaneamente, enfatizando o efeito cénico do Palácio.
Av. da Boavista – Trata-se de uma moradia na Av. da Boavista no Porto. Este sítio desfruta de uma localização privilegiada por se encontrar junto ao Parque da Cidade, proporcionando um desafogo no sentido longitudinal do terreno com amplas vistas sobre o parque.
O desnível existente entre a avenida e o parque foi o principal responsável pela estratégia de intervenção. Assim, a implantação da casa desenvolve-se a um nível inferior ao da entrada, libertando a cobertura ajardinada, onde a presença de apenas dois volumes deixam adivinhar a existência de uma construção.
Editor
José Manuel das Neves