Atelier dos Remédios

MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR + CASA X

Modernização da Escola Secundária Rainha Dona Leonor A Escola Secundária Rainha Dona Leonor situa-se no bairro de Alvalade, num lote delimitado parcialmente a sul pelo Estádio 1º de Maio, a nascente pela rua António Ramalho e a norte pela rua Maria Amália Vaz de Carvalho, onde se encontra a sua entrada. A intervenção nesta escola visou a requalificação do conjunto, que se encontrava degradado pelo uso, a adequação da estrutura física construída ao programa de modernização proposto e, simultaneamente, a introdução de novos equipamentos, tais como um campo desportivo coberto e uma sala polivalente, de modo a abrir estes espaços à comunidade, dentro e fora do horário lectivo.

Casa X A Casa X foi projectada para o conjunto de moradias turísticas do Bom Sucesso, em Óbidos. Trata-se dum projecto-tipo para seis casas, dispostas ao longo dum arruamento da Zona 3 do plano do aldeamento turístico. Este projecto é um dos sete que o atelier desenhou para a 1ª Fase do Bom Sucesso, circunstância que nos permitiu reflectir sobre os diferentes modos de criar uma habitação de três quartos e sala. A Casa X corresponde à proposta de planta aberta, fortemente ancorada em regras geométricas na composição planimétrica.

O Atelier dos Remédios formou-se no seguimento da experiência profissional conjunta dos dois sócios, Madalena Cardoso de Menezes (FA-UTL 1992) e Francisco Teixeira Bastos (FA-UTL 1986), para os trabalhos que efectuavam enquanto profissionais liberais. Apesar do Atelier só ter iniciado actividade em Janeiro de 1998, no âmbito desta associação desenvolvem trabalho desde 1995. A prática do Atelier dos Remédios abrange uma ampla gama de projectos, habitacionais, comerciais e de equipamentos de vertente cultural e escolar, prestando serviços de arquitectura para os sectores público e privado em Portugal e no estrangeiro. O ATREM também trabalhou em colaboração com outros arquitectos, como Manuel Vicente e Alain Salomon. O Atelier participou em vários projectos para o Bom Sucesso Design Resort, Leisure, Golf & Spa, que conta com a contribuição de um número significativo de arquitectos portugueses de elevado reconhecimento internacional. Desde 2009 têm desenvolvido projectos que contemplam a requalificação e a ampliação de equipamentos escolares, no âmbito do programa de modernização das Escolas Secundárias nacionais. Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos leccionam a cadeira de Projecto do Mestrado Integrado em Arquitectura, no DA-UAL e no DECIVIL-IST, respectivamente. Francisco Teixeira Bastos encontra-se actualmente em processo de Doutoramento no IST, com o tema “A Comunicação de um Projecto à Obra”.

Editor

José Manuel das Neves