Frederico Valsassina

Nasceu em Lisboa em 1955. Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em Julho de 1979, formou o seu atelier em 1986.

A sua obra está representada nos vários campos da Arquitectura e marca presença no panorama nacional e internacional. Trabalha actualmente em associação com outros arquitectos, portugueses e estrangeiros.
Recebe a Menção Honrosa do Prémio Valmor 2003, com o Projecto Alcântara Rio, e o Prémio Valmor 2004, com o projecto Art’s Business Center, no Parque das Nações.

Foi professor convidado da Faculdade de Arquitectura da UTL no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento Imobiliário, tendo leccionado a cadeira de Concepção dos Espaços Residenciais. Da mesma forma, tem sido solicitado internacionalmente para apresentação dos seus trabalhos em várias faculdades, conferências e outros eventos de arquitectura.

Em 2007 recebe o Prémio Nacional INH/ IHRU e está representado na Trienal de Lisboa. É convidado pela Secil e Ordem dos Arquitectos para presidente do júri do Prémio Sécil Universidades.
É seleccionado para a Exposição Nacional de Arquitectura Habitar Portugal 2006/08.

Em 2008 a obra dos novos Estúdios da R.T.P./ R.D.P é seleccionada para o World Architecture Festival em Barcelona e em 2009 a obra do Colégio de S. Tomás é distinguida no âmbito do mesmo Festival. Participa no Concurso Público do novo Campus de Justiça do Porto e é pré-seleccionado para o IV Prémio de Arquitectura Ascensores ENOR. É Júri convidado para o Concurso Internacional de Arquitectura a decorrer na Universidade de Campinas - Brasil.

Em 2010 realiza uma exposição dos seus trabalhos, a convite do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, na Casa dos Cubos em Tomar. É igualmente convidado, pelo Governo Polaco, a participar no Concurso Público Internacional de Arquitectura para a elaboração do Edifício | Museu da II Guerra Mundial, situado em Gdańsk na Polónia.

Desenvolve actualmente outros projectos significativos, dos quais se destacam o Hospital CUF Alcântara, o novo espaço museológico do Palácio de Porto Côvo, a cobertura da Etar de Alcântara, o edifício no Largo do Rato e a ampliação da Sede do Banco Santander Totta.

Tags:

Apoios:

No passado dia 19 de Dezembro, na loja BCT Design Store no Príncipe Real foram apresentados ao público o livro do Arq.º Frederico...